Evoluir com a vida

Outro dia um grande amigo me fez uma pergunta, aliás, ele sempre me coloca a pensar. Ele me perguntou por que achamos que um relacionamento  que não deu certo da primeira  vez   não poderia dar certo em um outro momento uma vez que, mudamos com o tempo e amadurecemos com os dias que se passam em nossas vidas , crescendo  com a dor.

Mas quem foi que disse que não pode dar certo??? Claro que pode! Tudo na vida é mutável e a cada instante aprendemos novos valores, cultivamos novos princípios, vivemos novos desamores e descobrimos como  amar de formas diferentes. Com o tempo, passamos a analisar mais os fatos antes das conseqüências, a pensar antes de falar e ter ponderações para com o próximo, compreendemos que não existe uma verdade absoluta e que cada ser possui uma forma de analisar as coisas. A maturidade nos faz perceber que muitas discussões podem ser evitadas, que muitos olhares falam mais que palavras e as vezes um simples sorriso pode desarmar um mau entendido.

O ser humano evolui e é assim que deve ser. Devemos aprender a ser mais tolerantes com as pessoas e com nós mesmos, não existe perfeição, existem seres formados por vivência e valores diferentes e com costumes únicos. Hoje temos muito mais bagagem do que há dez anos, então porque aquela pessoa que namoramos , casamos ou interagimos de alguma forma lá atrás deveria ser a mesma pessoa hoje??? Guardamos nossa essência , mas hoje com muito mais maturidades pra certas passagens da vida.

Veja bem , digo que as pessoas podem evoluir, se melhorarem ,mas mudar a personalidade é outra coisa , penso que possa ocorrer adaptações em realcionamentos , mas mudanças é muito difícil, só se tiver muita motivação ou se realmente quiser mudar, mas dificilmente alguém muda, mas sim se molda, se adequa .

As diferenças existem e é isso que atrai as pessoas, no começo do relacionamento somos tolerantes e com o passar do tempo queremos transformar as pessoas no que nos agrada. Isso está errado. Lembro-me de quando criança permitir que qualquer outra criança fosse meu amigo, independente do que tinha, de como se vestia, de como falava, sempre podíamos brincar. Precisamos resgatar essa vivência, essa pureza de aceitar o próximo sem se armar, sem se defender, somos capazes de amar e respeitar as diferenças, já fizemos isso, agora devemos aplicar de forma mais aprimorada.

Com os anos amadurecemos, mas o que aprendemos no passado deve nos acompanhar, essa é a nossa essência, isso é o que nos faz a pessoa que somos. Cada pessoa que esteve em nossas vidas tiveram um grande grau de importância para a mulher ou homem que nos tornamos. Alguns nos ensinaram com amor e outros com a dor o quanto  é difícil crescer e tenha certeza todos nós passamos por estes processos. Então, porque aquela pessoa que um dia foi especial e que por qualquer motivo saiu de nossas vidas não poderia voltar um dia? Me diga???? Devemos aprender a deixar o orgulho de lado, a inflexibilidade deve ser abolida, a verdade absoluta não existe!!!!!

Devemos nos permitir ser felizes sempre, pois nada é por acaso. Se uma pessoa que passou pelo seu caminho o cruzar novamente é porque deve ser assim, portanto, permita-se viver este momento, permita-se conhecer-se novamente, permita-se tentar e não seja exigente consigo mesmo, resgate a pureza daquela criança que foi um dia e aceite essa pessoa em sua vida, converse , sorria, recorde do que passou e perceberá que o carinho só estava adormecido. Viva este momento sem cobranças, pratique o desapego e lembre-se você deve ser feliz independente de quem esteja ao seu lado. Garanto, desta vez será diferente, pois você também mudou.

Não deposite expectativas nas pessoas, deixe-as se mostrarem como verdadeiramente são não busque a perfeição nas pessoas, pois o que é perfeito pra você pode não ser para o outro, respeite as diferenças e procure praticar a flexibilidade nas opiniões. Tem um trecho de uma música do Lulu Santos que relata exatamente o que eu digo:

“Nada do que foi será
De novo do jeito que já foi um dia
Tudo passa
Tudo sempre passará ….”

Então vamos viver este novo momento , sem medos, incertezas, expectativas, vamos rir do que passou e nos permitir tentar novamente, não interessa o que dirão de você pois o que importa é o que você sente e lembre-se que ninguém pode ser feliz por você. Não acredito em sorte, apenas creio que a vida nos dá oportunidade, mas às vezes não estamos  preparados para enxergá-las . Abra seus braços para a vida e receba o que ela tem para lhe dar , mantenha-se  preparado para as oportunidades sempre, pois um ” amigo(a)” do passado pode voltar !!!!!

Bora ser feliz e arrasar com o dia de hoje.

Cátia Martins

 Imagem

5 pensamentos sobre “Evoluir com a vida

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s