NINGUÉM É GORDO PORQUE QUER!

NINGUÉM É GORDO PORQUE QUER!

É comum ouvirmos que quem está acima do peso não emagrece por preguiça ou desleixo. A crença popular definiu uma série de estereótipos que muitas vezes não corresponde à realidade. E a cada semana uma nova dieta milagrosa é anunciada, conquistando rapidamente centenas de seguidores esperançosos que raramente conseguem alcançar o resultado desejado.

O ganho excessivo de peso é fruto da COMBINAÇÃO GENÉTICA e do MEIO AMBIENTE. 

O ambiente em que vivemos propicia maior consumo de energia e menos gasto (calorias). Comodidades, insegurança (que leva as pessoas a ficar mais dentro de casa)… entre outros fatores.

Há basicamente quatro razões para o indivíduo engordar que podem estar relacionadas à genética:

– Porque come muito
– Porque gasta poucas calorias
– Porque estoca gordura com mais facilidade
– Porque queima gordura com maior dificuldade

O importante é notar que EM CADA UM DESSES PONTOS HÁ GENES QUE PODEM ESTAR ATUANDO. Ou seja, o gene codifica e leva à formação de determina proteína que atua no organismo. Qualquer deficiência ou alteração em qualquer um desses genes ou proteínas pode gerar o distúrbio responsável pelo excesso de peso. Fome excessiva e/ou baixa saciedade. Alta fabricação de gorduras e/ou queima calórica deficiente.

*Com trecho do livro “Magro para Sempre” é um livro de autoria do Dr. Alfredo Halpern em parceira com seu paciente e jornalista Claudir Francinatto, que conta a experiência para conseguir manter o peso após o processo de emagrecimento. Os dois escreveram juntos também “Desta vez eu emagreço”.

TEXTO Dr. Alfredo Halpern

Image

2 pensamentos sobre “NINGUÉM É GORDO PORQUE QUER!

  1. sou gordinha por conta de uma carga genetica,hipotiroidismo na minha familia é constante,mas não fui sempre assim…pesava 54kg,mas após uma gravidez de alto risco tive uma depressão profunda e uma disfunção hormonal…já pesei 180kg,hj,com auxilio de medicação apropriada,estou com 130kg…mas ainda pretendo me desfazere de mais alguns tantos…com calma e cuidando a saude….

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s