QUAL É FORMATO DO SEU CORPO?

Pêra ou Maçã?

Corpo de Maçã e Corpo de Pêra Blog EuGordinha

É frequente dividir-se os obesos em duas categorias:

  1. Os indivíduos com uma distribuição da massa gorda de tipo andróide, frequentemente chamada forma de “maçã”, indicando que a maioria da sua gordura corporal é intra-abdominal e distribuída à volta do estômago e do tórax;
  2. E indivíduos com um distribuição da massa gorda de tipo ginóide, frequentemente designada por forma de “pêra”, indicando que a maioria da sua gordura corporal se encontra distribuída pelas ancas, coxas e nádegas.

Os homens têm uma maior probabilidade de terem a forma de “maçãs” enquanto as mulheres de terem uma forma de “peras”.

A forma de distribuição da gordura corporal pelo corpo afecta a saúde das pessoas com excesso de peso. Nos corpos em forma de maçã, a gordura não se localiza apenas entre a pele e os músculos, mas também dentro da cavidade abdominal causando uma compressão interna nos órgãos. Desta forma, as pessoas com esta distribuição de gordura corporal correm maiores riscos de virem a sofrer de doenças cardiovasculares e diabetes.

A relação da obesidade com a pressão alta é tão elevada que, segundo alguns estudos, estima-se que 70% dos pacientes obesos hipertensos, deixam de sê-lo ao emagrecerem.

Por outro lado, as pessoas com corpos em forma de pêra, localizada abaixo do abdómen, costumam sofrer de complicações vasculares e ortopédicas como varizes, dores nas pernas e edema. No entanto, esta distribuição não oferece tantos riscos como a distribuição em forma de maçã.

Embora, por ser uma característica herdada, não podemos alterar a forma da distribuição da gordura pelo corpo, podemos reduzir os riscos controlando o peso do nosso corpo.

Fonte:Nutridoc

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s