ELEVE SUA AUTO-ESTIMA

É comum nos depararmos com textos explicativos e motivacionais para elevar a autoestima. Muitos profissionais de diferentes setores dizem que melhorar sua aparência ajuda. Cuidar da pele, do cabelo, se vestir melhor, fazer amigos, praticar exercícios, entre outras muitas opções são algumas dicas bem sucedidas.

Todas essas dicas que encontramos são muito válidas e ajudam sim. Mas isso funciona por um tempo, um período, um espaço entre um momento em que a pessoa encontra-se mais motivada e em um baixo momento em que se encontra melancólica e depressiva.

E por que isso acontece dessa maneira?

Porque muita gente confunde autoestima com vaidade.

A vaidade está mesmo relacionada com o nosso cuidado físico. E as vezes muito exagerado em algumas pessoas. Você se arrumar todos os dias não é sinônimo de uma elevada autoestima.

A autoestima nada mais é do que o valor e a confiança que cada um tem em si mesmo. E para que esse valor em si mesmo seja creditado é necessário um autoconhecimento para firmar suas ideias e certezas a respeito de si próprio e a confiança deriva deste autovalor. 

Então, quando conseguimos cuidar da nossa parte externa, a estética, como assim podemos dizer, isso nos ajuda a identificar alguns aspectos de nossa personalidade dos quais gostamos e isso nos ajudará a elevar essa baixa autoestima, porém, o autoconhecimento não está ligado somente aos aspectos físicos, ele também está ligado a todos os aspectos de nossa vida (emocionais, relacionais, profissionais, familiares, etc). E por isso, essa elevada autoestima dura apenas alguns dias ou meses.

Você pode estar se sentindo seguro, estar bem vestido, imponente num terno ou em um salto alto, mas se algo ameaçador lhe acontece, como uma briga conjugal ou um desempenho mal sucedido no trabalho o medo surge, a insegurança se instala e a ansiedade toma conta, domina e trás de volta novamente aquela sensação de não ser ninguém, de não ter valor, de não ser merecedor e aquele cuidado com a nossa aparência física deixa de ter sentido, e você pode até pensar: “por que eu vou me arrumar se sou essa pessoa tão insonsa?”

Porque a sua autoestima está diretamente relacionada ao valor que você tem de si mesmo.

Sabe aquela pessoa que muitas vezes você diz ou pensa: “_esse cara ai nasceu virado pra lua”,  “_essa alegria toda é falsa”, “_ninguém está sempre bem arrumado”, “_ela levou um pé na bunda há algumas semanas, como pode estar tão bem?” Pois é, essas pessoas geralmente tem uma autoestima bem elevada, pois sabem e acreditam em seu valor próprio, elas se autoconhecem e estão conectadas consigo mesmas. Sabem que se um resultado não foi bem sucedido, elas podem se esforçar para melhorar, sabem que se levaram um pé na bunda, elas são confiantes o suficiente para encontrarem outro namorado ou simplesmente viver bem sem eles. Alguém que está sempre bem arrumado consegue cuidar da aparência física, pois está de certa forma equilibrado com os outros aspectos da vida.

O autoconhecimento é um processo longo e que precisa de dedicação.

Algumas pessoas têm esse aprendizado desde criancinhas, outras, não. Sabe àquele cuidado com o choro das crianças a que me referi no texto anterior, pois é, ele ajuda inclusive nisso. Quando lá na nossa infância nós fomos ensinados ou não a lidar com nossas emoções e sentimentos, esse é um dos reflexos na vida adulta.

Então, com a terapia é possível buscar esse autoconhecimento e desenvolver a sua autoestima com mais propriedade e sem oscilações.

Texto da  Psicanalista Juliana S. Breda

Quer bater um papo,  tirar duvidas de como elevar sua auto estima 

Faça terapia e sinta-se melhor. Conheça alguns métodos que podem aliviar problemas de saúde e da mente.

Juliana S. Breda –

Psicanalista​

Vivo: (19) 9 9829-5077

Claro: (11) 9 8983-1399

ME ACEITO DO JEITO QUE SOU

Um pensamento sobre “ELEVE SUA AUTO-ESTIMA

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s